Crise na construção civil não pode implicar cortes na segurança e saúde no trabalho

Crise na construção civil não pode implicar cortes na segurança e saúde no trabalhoO coordenador executivo da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) alertou ontem no Porto, para a necessidade de evitar o luxo mórbido de, perante a actual crise, as empresas começarem a cortar na segurança e saúde dos trabalhadores.

“É exactamente por estarmos numa época de crise que não nos podemos dar a esse ‘luxo mórbido”, defendeu Luís Lopes na abertura do 8º Congresso Internacional de Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho a decorrer até sexta-feira, no Porto.


Perante a crise, a tendência é para começar a cortar por algum lado, e aqui, o risco, é se começam a cortar ao nível da segurança e saúde no trabalho. No actual momento, temos a obrigação de evitar esse custo, porque se há altura em que as empresas não podem suportar os prejuízos da elevada sinistralidade, das doenças profissionais e do absentismo provocado põe elas é exactamente em momentos de crise.
Também os trabalhadores devem redobrar os cuidados porque não podem arcar com os prejuízos profissionais, económicos, pessoais e morais resultantes dos acidentes de trabalho. Até porque, frisou, o seu poder de compra já está muito afectado, os salários são baixos e o desemprego espreita.

Luís Lopes, coordenador executivo da ACT

Luís Lopes reconheceu que “Portugal evolui muito em matéria de segurança, higiene e saúde no trabalho. Em boa verdade, não há comparação entre as condições de hoje e as vividas aquando da transposição da directiva comunitária para Portugal, em 1991″.

Público

Technorati : HSST, higiene e segurança

Envie este artigo por email Envie este artigo por email

Estes artigos também poderão interessar-lhe

Declaração eletrónica de valores para seguro de acidentes de trabalho

A ENS seguros já tem disponível no seu site o novo formato …

Fidelidade seguros
Fidelidade recebe boa nota dos sinistrados de acidentes de trabalho

A Fidelidade Mundial deu a conhecer os dados de um inquérito realizado …

seguro acidentes de trabalho
Seguro de acidentes de trabalho não é negligenciável

Os profissionais liberais, enquanto trabalhadores independentes, são os únicos trabalhadores que têm …

aumento do seguro de acidentes de trabalho
Prémio do seguro de acidentes de trabalho pode aumentar

Tradicionalmente é no início do ano, precisamente logo em Janeiro que se …

Portaria define aumento das pensões de acidentes de trabalho

As pensões dos trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho vão aumentar 1.2 …

Indemnizações resultantes de acidentes

Quanto vale para uma seguradora a vida de um jovem com menos …